A vacina virá da colaboração científica mundial e não terá um País vencedor

A vacina para o COVID-19 virá da colaboração científica mundial e não terá um País vencedor, pois todos já perdemos o bastante, perdemos muitas vidas, a cura não será um troféu para ninguém e sim uma solução.

A vacina virá da colaboração científica mundial e e não terá um País vencedor
A vacina virá da colaboração científica mundial e e não terá um País vencedor

Usando bandeiras e terminologia militar abundantes, o governo Trump e o governo chinês declararam que a pesquisa científica sobre o novo coronavírus é um imperativo nacional, o suficiente para mencionar uma corrida geoestratégica pela biotecnologia. Cientistas de todo o mundo, no entanto, responderam com uma careta de desaprovação coletiva.

“É absolutamente ridículo”, acusou Jonathan Heeney, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que está trabalhando em uma vacina contra o novo coronavírus. “Não é assim que funciona”, acrescenta Adrian Hill, chefe do Instituto Jenner, em Oxford, um dos mais importantes centros universitários de pesquisa de vacinas.

Quando os estados fecharam suas fronteiras, os cientistas fizeram exatamente o contrário, criando um sistema de colaboração global sem precedentes na história. Segundo os pesquisadores, nunca havia acontecido que tantos cientistas de tantos países se concentrassem em um objetivo simultaneamente com tanta urgência. No momento, quase todas as outras pesquisas foram interrompidas.

Enquanto governantes irracionais erguem bandeiras, os estudiosos e cientistas estão correndo por fora das picuinhas governamentais,  e com seus contatos ao redor do mundo tentam buscar soluções.

Não seria o momento dos nossos governantes estarem em casa trancados ao invés de usarem a mídia para falar tanta bobagem?