Um Tour de Bebidas Típicas Pelo Mundo

Vamos começar falando da minha última viagem uma road trip de 27 dias pelo Chile e Argentina… por lá bebemos muito vinho mas eu provei duas bebidas típicas chilenas que eu nunca tinha ouvido falar. Já bebeu Terremoto? Pois durante as festas pátrias as barraquinhas vendiam essa bebida avermelhada num copo gigante e nós decidimos provar… o que vai no Terremoto:

  • Vinho branco
  • Sorvete de abacaxi
  • granadina – que é um licor de romã
  • fernet branco

Essa história teria começado com dois jornalistas alemães que estavam cobrindo o terremoto de 1985 no Chile, experimentaram a bebida e no fim já meio bêbados afirmaram: “este sí que és un terremoto!”

Outra bebida que provamos por lá foi o Pisco Sour. Esse aqui me lembrou a nossa caipirinha, mas deu um certo nojinho quando descobri os ingredientes:

  • Pisco – que é a aguardente deles feita de uva
  • Açúcar
  • Limão
  • Gelo
  • Gotas de angostura (que é tipo um digestivo feito de ervas)
  • e Clara de ovo… sim.. é isso que dá aquela espuminha no copo

Bom continuando a viagem… Do Chile atravessamos os andes e vamos para Argentina, Mendoza.

Por aqui não tenha dúvidas beba vinho! Se não souber qual: escolha o Malbec, que é considerado o melhor do mundo! Eu me apaixonei pela cidade, são mais de duas mil vinícolas e eu visitei só 9.. acho que vou ter que voltar algumas vezes ainda.

Da Argentina vamos em um voo sem escalas para Alemanha, finalmente vamos falar de cerveja né? Não!

Se você esteve em um bar ou restaurante em Munique ou Berlim, deve ter visto o garçom passar com uma tábua e vários copinhos, vários martelinhos com um líquido preto dentro, sabe o que era isso? Era uma dose de Undenberg: um digestivo amargo, feito a base de ervas, que se toma depois das refeições. Eu confesso que gosto, você encontra garrafas de undenberg pra vender facilmente no sul do Brasil.

Mas claro, você não foi a Alemanha se não tomar um Mass (em alemão: Maß) .. que é uma pequena caneca cheia da mais pura e cristalina cerveja alemã! Mass significa medida, que originalmente referia-se a 1,069 litros de volume de cerveja

E quando estiver na Alemanha levante o caneco e diga Prost!
Como se pronuncia: Prost! [prôhst]

Da Alemanha pousamos em Paris, por aqui é outra certeza: beba champanhe! Sim, entre no primeiro mercado que você encontrar e compre uma garrafa desse líquido dourado e borbulhante e como disse Dom Pierre Pérignon: venham correndo, eu estou bebendo estrelas. Qual a diferença entre espumante e champanhe? A champanhe é exclusiva da região de champanhe! Vale a pena provar!

De Paris pegamos o eurotunel e desembarcamos na terra da Rainha, em Londres. A cidade onde os pubs abrem cedinho e você pode tomar um delicioso café da manhã britânico bem básico, e as 4 horas da tarde já estão lotados pelos amantes das cervejas!

Cerveja é o que não falta nos pubs ingleses mas uma bebida típica de lá são as sidras, é uma bebida alcoólica fermentada feita do suco da maçã. Mas não pense que é a mesma coisa que temos aqui no Brasil!

Essas são as bebidas que eu gosto, de lugares por onde passei e que me trazem aquela lembrança boa, afinal recordar bons momentos é viajar sem sair de casa! Qual sabor te lembra um lugar?

Viajar sem sair de casa: visite os melhores museus do mundo!