Futebol no Brasil Deve Retornar no Final de Julho e a Libertadores em Setembro

O retorno do futebol na Alemanha deve servir de exemplo para outros países retomarem as competições. No Brasil, a CBF se reúne com os clubes da Série A nesta segunda-feira (18) para discutir protocolos e medidas para realizar o Campeonato Brasileiro. A projeção do dirigentes é iniciar o Brasileirão no final de julho ou início de agosto.

Borussia goleia no retorno do futebol na Alemanha
Borussia goleia no retorno do futebol na Alemanha

Vai depender de autorização do Ministério da Saúde e do contágio do coronavírus em cada região. Os atletas farão testes 48 horas antes de cada jogo para evitar contaminação. Após a partida, eles vão direto para casa e levam o uniforme para lavar. A arbitragem será regional, para evitar grandes deslocamentos. O acesso para a imprensa será reduzido. A CBF tem 30 esboços de calendário para adaptar a cada cenário. Não se descarta datas em janeiro, com isso o Brasileirão 2020 poderá terminar em 2021.

LIBERTADORES PODE VOLTAR EM SETEMBRO

A Conmebol se reúne na próxima quarta-feira (20), por videoconferência, com os representantes das federações dos países sul-americanos. Na pauta, a retomada da Libertadores da América, entre outros assuntos. A intenção é definir uma data provisória para o reinício da competição e da Copa Sul-americana, onde tem várias equipes brasileiras. A especulação é a retomada dos torneios em meados de setembro ou início de outubro. Será preciso avaliar a situação dos dez países da América do Sul em relação à pandemia.

Na Argentina e Uruguai, situação está mais controlada, o mesmo não acontece no Equador e Brasil. A decisão da Libertadores 2020 será no Rio de Janeiro, mas o local da final pode ser alterado, passando para um país onde o contágio está controlado. Outro problema será o deslocamento das equipes de um país para outro. a Conmebol deverá adotar protocolos, que podem seguir o modelo europeu. Também se aguarda com expectativa o resultado do julgamento dos jogadores do Grêmio e Internacional, após uma briga generalizada no último jogo antes da pandemia.

GAUCHÃO DEVE SER RETOMADO NO FINAL DE JULHO

Os times gaúchos aceitaram a proposta da Federação de Futebol do RS de retomar o campeonato regional na segunda quinzena de julho. E sem rebaixamentos. Em 2021, seriam 4 equipes rebaixadas, ao invés de duas. Essa data serve para dar perspectivas para os clubes, que estão parados há 2 meses. Mas tudo depende das autoridades sanitárias para liberar os treinos e jogos. Lembrando que ainda faltam 3 rodadas para encerrar o segundo turno do Gauchão, as semifinais e a final do turno.

Depois, a decisão com o Caxias (campeão do primeiro turno), que pode ser em jogo único. No Rio Grande do Sul, as medidas de controle são feitas por região e dependem do nível de contágio. Em algumas cidades, os clubes não podem treinar de forma coletiva. Por isso, não se descarta realizar os jogos numa única sede, numa região liberada.