Como será a vida após COVID-19

Hoje estamos vivendo algo que muitos de nos só havíamos visto em filmes, ou havíamos escutado de nossos avós.

Talvez tivessemos escutado como foi viver na época das grandes guerras, que envolveram praticamente o mundo todo.

Mas nunca nos passou pela cabeça que um dia estaríamos vivendo como os personagens principais dessa história.

Hoje lutamos para sobreviver contra o COVID-19, acatamos recomendações que nos farão estarem presentes no final deste pesadelo.

Mas como será a vida após o COVID-19?

Logo será inventada uma vacina, mas o medo e o receio irão nos acompanhar por algum tempo.

Cinemas lotados? Estádios de futebol? Festas e aglomerações? Trens, aviões, ônibus? Qualquer espirro, qualquer tossida será um sinal de alerta, a vida não será mais a mesma.

Todas estas simples coisas que fizeram parte da nossa vida por anos, nunca mais serão vistas da mesma forma. Ao menos no começo.

Hoje ao ir ao mercado, presenciamos pessoas mantendo distancia umas das outras.

Ao tocar nos objetos ficamos pensativos, será que o vírus esta aqui? Será que estou contaminado?

Isso acaba minando a mente das pessoas, nos faz entrar em uma paranoia, nos faz sentir sintomas sem ao menos estarmos infectados por algo.

Já ouvimos muitas vezes nossas mães e avós dizerem, “Quando espirrar coloque o braço na frente”, “não toquem nas coisas e depois toquem na boca” ou “quando vierem da rua, lavem as mãos”, muitas vezes não levávamos a sério nossos pais e avós, mas hoje, vivendo a pandemia, vendo pessoas morrendo ao nosso redor, por não adotarem estas simples recomendações, nos faz pensar, o quanto nossos pais sempre tiveram razão.

Logo tudo isso vai passar, mas vai deixar em cada um de nos uma cicatriz.

Levaremos uma cicatriz para sempre
Levaremos uma cicatriz para sempre

Com o tempo, aprenderemos a conviver com esta cicatriz, e assim como uma cicatriz literal, não sentiremos mais dor naquele local.

Mas ela estará sempre ali, para nos fazer lembrar tudo que passamos e o que precisamos fazer para não cometermos os mesmos erros que nos fizeram estar com aquela cicatriz fazendo parte da nossa vida.

Esperamos que os líderes mundiais olhem para essa cicatriz e tomem medidas para que no futuro, o seu povo não passe por tudo isso que poderia ter sido evitado, caso seus recursos tivessem sido aplicados da forma correta e não somente para armamentos e para seu próprio usufruto.