Como Juntar Dinheiro para a Viagem

Eu sei que guardar dinheiro é difícil. Mas se você quer tirar aquela viagem do papel você precisa começar a poupar hoje! O melhor a fazer é organizar as finanças, colocar no papel todos os seus gastos fixos do mês e ver onde você consegue apertar o cinto, esperar sobrar dinheiro não é uma opção!

Guardar dinheiro é uma fase do planejamento financeiro a outra é fazer o levantamento dos gastos com passagem aérea + hospedagem. Por que eu separo essas duas coisas? Primeiro: são os itens mais caros da viagem; segundo: são os primeiros gastos que eu tenho meses antes da viagem.

Eu, geralmente, compro passagem com 5 meses de antecedência! Isso me permite parcelar em até 5x (melhor é parcelar em menos vezes pra ter o cartão liberado antes da viagem) e garantir um valor pequeno na conta. Já a hospedagem, geralmente, tem que ser pago o valor cheio. Tem lugares que você pode pagar quando fizer o check in. Então o gasto com a hospedagem você precisa saber certinho pra ter esse valor liberado no cartão de crédito ou pra pagar em dinheiro no dia que chegar lá. Se tiver que pagar o valor cheio, eu geralmente me programo para ir fazendo 1 reserva por mês, assim eu não estouro o meu orçamento mensal e até o dia da viagem, Passagens + hospedagem já estão pagos!

Depois, eu começo a planejar quanto dinheiro eu vou precisar levar. Eu sempre determino que vou ter um gasto médio de 50 dólares por dia em todas as minhas viagens. Então se a minha viagem for de 10 dias eu vou ter que levar: 500 dólares em espécie. Assim, eu já tenho uma noção de quanto dinheiro eu preciso poupar por mês em reais, pra poder comprar 500 dólares antes da viagem. Quanto mais cedo começar a juntar, menos doloroso vai ser.

Nesses 50 dólares diários está incluído: transporte, alimentação e lazer. Tem dias que se gasta mais e outros bem menos.

Quando começo a me planejar cedo, eu tento pagar o máximo de coisas antes da viagem, pra depois poder viajar mais tranquila. Não é fácil juntar dinheiro, mas viajar é uma prioridade pra mim, então todo o mês eu separo uma quantia do meu salário e deixo lá guardadinho, mesmo sem ter nada definido. Faço isso desde 2012, quando eu comecei a planejar a minha primeira viagem. Virou um investimento pra mim e hoje é hábito!

Eu sei que essa não é a realidade da grande maioria das pessoas. Mas não desista do seu sonho de viajar pelo mundo. Comece hoje guardando aquelas moedas que ficaram no fundo da bolsa. Dê um nome para essa sua reserva de dinheiro, isso deixa tudo mais concreto, pois você sabe exatamente pra quê está guardando esse dinheiro todo mês! Outra dica: Venda aquelas peças de roupas que estão no armário e você não usa faz tempo, tem comunidades no facebook para isso, tem sites de vendas de roupas usadas. Comece aos poucos, um dia o seu plano sai do papel.

Não sabe por onde começar a planejar sua viagem?