Bento Gonçalves – Um Passeio Pela Capital da Uva e do Vinho

Passeio de 3 dias por Bento Gonçalves: a capital nacional da uva e do vinho! Nosso carnaval foi em Bento, como é carinhosamente conhecida. Cidade colonizada por imigrantes italianos, a cidade é um charme! No primeiro vídeo te mostro alguns dos pontos principais da cidade e opções de passeio por lá. Primeira parada foi na Maria Fumaça, na estação de trem, inaugurada em 1919.

A Maria Fumaça de Bento Gonçalves

A maria fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. Na plataforma são servidas degustações de vinho e suco de uva, a festa continua na parada em Garibaldi onde é degustado espumante moscatel e suco de uva tinto. Mas durante o passeio, dentro do trem também tem apresentações. Depois a parada foi na porta do Parque Cultural Epopéia Italiana, o palco de um grande espetáculo cênico.

A Vinícola Lovara

Depois a visita segui na cooperativa Vinícola Aurora, fundada em 193, quando 16 famílias se uniram para dar início a cooperativa. Hoje já são mais de 1.100 famílias associadas. Essa visitação é obrigatória. A vinícola fica no centro da cidade e é de graça! Não paga nada!! Pra encerrar o dia, fomos conhecer a Vinícola Lovara, de 1967. Jantamos no local e terminamos tomando muito vinho nas parreiras da propriedade.