Acampando em São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

Fomos acampar em São Francisco de Paula, ou para os íntimos São Chico! Foi meu primeiro camping ao ar livre, primeiro acampamento no meio do mato, com direito a trilhas, cachoeiras, fogueira e muita paz!

São Francisco de Paula fica a 115 Km de distância de Porto Alegre, entre a serra e os campos de cima da serra gaúcha. Passamos um final de semana em total conexão com a natureza, longe do barulho da cidade, longe dos problemas e, por algumas horas, sem máscaras!

O camping estava vazio, poucas pessoas no acampamento o que me deixou bastante segura nessa época de pandemia. Mantivemos o distanciamento social, não interagimos com as poucas pessoas que estavam por lá, quando íamos nos lugares comuns, como estacionamento e cozinha, usávamos máscaras.

Na chegada, logo na entrada da cidade, já passamos por uma barreira sanitária. Mediram nossa temperatura e nos informaram que a cidade e as atrações turísticas estavam fechadas. As ruas da cidade estavam vazias e não era possível nem passear pelo Lago São Bernardo, pois ele também estava interditado, só pudemos admirar o lago de dentro do carro.

No Parque 8 Cachoeiras, fomos direto para a área do camping, poucas barracas. Montamos as nossas coisinhas, marcamos nosso território e fomos conhecer duas cachoeiras a Remanso e a Escondida. Vocês não tem noção da paz que é visitar uma cachoeira.
À noite, acendemos nossa fogueira, abrimos um vinho e ficamos contemplando a beleza da noite estrelada e o ruído da cachoeira que podíamos ouvir da nossa barraca.
Foi um final de semana para descansar a cabeça e de conexão com a natureza! Onde os problemas da cidade ficaram distantes e pareciam sem muita importância.

E um lugar maravilhoso, para se conectar com a natureza, é a Patagônia: